A história do Cifra Melódica começou no ano de 2009 com o lançamento de um site que já não existe mais chamado geekbase. Naquele site existia uma sessão com algumas músicas para flauta doce. Repentinamente aquela sessão do site começou a crescer. Vendo que as pessoas tinham muito interesse naquele assunto decidimos promover o que era uma simples sessão para um site próprio.

O site Cifra Melódica foi lançado então em 2010 e até aquele momento as músicas flauta doce não tinha um nome definitivo na internet. Muitos chamavam de "notas transcritas", outros de "cifra" apenas ( o que causava muita confusão com as cifras para violão ) , outros chamavam de notas da música. Depois de uma pesquisa e muito estudo, decidimos cunhar o termo cifra melódica (termo na wikipedia) para as músicas que tenham as notas da melodia transcritas naquele formato.

Após esta mudança as pessoas que tocavam outros instrumentos melódicos como trompete, clarinete, saxofone, escaleta e etc... perceberam que a cifra melódica não era exclusiva da flauta doce e que poderia ser utilizado por eles também. Para facilitar isso, introduzimos no site um exclusivo sistema de transposição das notas que coloca a música em qualquer tom desejado. Permitindo o uso das cifras melódicas por virtualmente qualquer instrumento.

Desde então temos recebido depoimentos apaixonados de pessoas que começaram a tocar suas músicas preferidas facilmente, de pessoas que ousaram iniciar apresentações em público usando as cifras melódicas e de pessoas que foram aceitas em grupos e bandas de igreja por conta das cifras melódicas.

Em 2014 o site Cifra Melódica decidiu inovar mais uma vez criando um sistema de mensagens entre usuários do site. Isso tem colaborado para que pessoas que tocam instrumentos possam trocar informações, combinar encontros para tocar juntos e fortalecer laços de amizade. Tornando a comunidade ainda mais forte e capacitada.

Em 2015 lançamos nosso aplicativo para Android. Ele tem sido usado largamente por uma grande quantidade de usuários que desejam maior facilidade de uso em dispositivos Android. Também no ano de 2015 realizamos uma completa reformulação no design do site para que ele começasse a apresentar uma aparência 100% responsiva, aderente ao crescente número de usuários que acessam o site através de dispositivos móveis.